Emprego de recursos da Informática na EAD
Considerando-se que toda a tecnologia pertinente deve ser utilizada na educação, visando a formação do pensamento crítico de estudantes e professores para a resolução de problemas, de imediato a EAD utiliza-se de diferentes mídias para fazer as transferências de material e para a programação de aulas, escolhendo a mídia adequada de acordo com o tipo de aluno e infra estrutura disponível.
O uso dos recursos da informática enriquecem os ambientes de aprendizagem, pela interação entre o aluno e o computador, ou seja, cada estudante é um sujeito ativo, e através destes recursos pode obter informações e esclarecer suas dúvidas mais rapidamente. O desenvolvimento das atividades, neste ambiente, busca incentivar o questionamento, a reflexão sobre as próprias ações e, principalmente, a cooperação entre os agentes do processo de ensino-aprendizagem.
Os avanços da micro informática indicam uma tendência excepcional para a educação, através da multimídia e da realidade virtual, principalmente para o ensino de matérias que requerem exercícios e experiências simuladas. Através do uso das redes, o aluno poderá estar constantemente em comunicação com outros alunos, professores, pesquisadores, ou pessoas da comunidade, proporcionando uma melhor formação educacional e social.
Tradicionalmente, o material destinado ao Ensino à Distância consiste essencialmente em material estático, veiculado através de textos pré-impressos, cassetes de áudio e de vídeo ou programas de rádio e de televisão. O material utilizando tecnologia hipermídia associada, abre novas perspectivas: pode ser desenvolvido em menos tempo, tolera facilmente as alterações e pode ser distribuído de um modo relativamente mais rápido através das redes de comunicação de dados, se comparado com o correio, meio de difusão utilizado no material de estudo à distância tradicional.
Os recursos utilizados na pesquisa foram os meios de comunicação da Internet, como o email, ftp, telnet, talk, o netscape e a linguagem para a construção de hiperdocumentos. Também foram estudados os conceitos de redes como o Mbone, conceitos e aplicações de videoconferência e softwares educacionais citados nos itens abaixo.
Mbone
O Mbone é uma rede virtual construída sobre a Internet que utiliza uma rede de roteadores que suportam multicast IP (difusão seletiva, onde a máquina escolhe se quer participar da transmissão). É utilizado para as conferências por difusão, onde uma estação transmite o material e um grande grupo de pessoas pode receber a transmissão em tempo real simultaneamente, independente de suas posições geográficas, utilizando som e vídeo. A utilização de difusão seletiva fornece um ganho de processamento de CPU e largura de banda quando vários sites estão envolvidos simultaneamente. Os participantes remotos tem a possibilidade de falar, participando de discussões e fazendo perguntas.
Antes de se realizar uma conferência é necessário alocar, reservar e anunciar uma sessão multicast, e cada participante precisa acessar os anúncios.
Esta rede é composta de subredes que estão conectadas umas as outras através de enlaces ponto-a-ponto virtuais, possibilitando a transmissão de pacotes multicast entre os roteadores que não suportam esta forma de endereçamento.
O Mbone tem sido utilizado para a transmissão de aulas, seminários e para a transmissão de materiais, permitindo alcançar os resultados propostos pela EAD.
Videoconferência
A videoconferência emprega um conjunto de facilidades, serviços que utilizam meios eletrônicos conectados a uma rede de teleconferência, permitindo que várias pessoas de lugares distintos participem de uma conferência.
O uso da videoconferência aumenta a produtividade e diminui custos. Pode ser usada para realizar aulas, cursos, palestras reuniões remotas e videofone. Permite o compartilhamento de recursos, expondo documentos em uma área de acesso comum (quadro-branco). Tornando possível apresentar um relatório e um gráfico, ao mesmo tempo que se discute o conteúdo de um documento.
Para a videoconferência tem-se utilizado o software CU-SeeMe, produzido pela universidade de Cornell, que funciona por meio de TCP/IP, ou seja, por meio de rede local que utilize este protocolo, ou através da Internet.
Na videoconferência a câmera filma o professor dando aula, ou uma palestra, e as imagens são transmitidas ao vivo para grupos de aluno em qualquer lugar, e as imagens dos alunos são transmitidas ao professor. Neste caso os alunos podem tirar suas dúvidas em tempo real fazendo perguntas e participando de discussões.
A câmera utilizada é a QuickCam por não necessitar de placa digitalizadora e ser conectada diretamente na porta serial.
Internet
A Internet consolida-se como principal meio difusor das telecomunicações multimídia. Reúne num só meio de comunicação as vantagens dos diferentes modos de comunicação, de forma interativa, permitindo que o usuário tenha acesso a informações distribuídas em qualquer lugar desta rede mundial.
Entre seus principais serviços, tem-se o correio eletrônico, que permite escrever e enviar uma mensagem para uma pessoa em qualquer lugar do mundo. Assim os alunos podem tirar dúvidas com professores, com colegas e participar de grupos de discussões sobre um determinado assunto.
O protocolo Telnet estabelece uma conexão remota entre computadores. Ele permite executar programas e comandos em outra máquina, fazendo da máquina local um terminal da máquina remota. Tem-se também o protocolo FTP, destinado à transferência de arquivos: o usuário pode navegar entre os diretórios dessa conta e transferir arquivos de uma máquina para outra, podendo também buscar arquivos específicos.
O Talk é um recurso que permite a comunicação interativa entre duas ou mais pessoas, estabelecendo uma comunicação em tempo real. Este recursos é bastante útil para o estabelecimento da comunicação aluno-professor e entre os próprios alunos.
Os cursos poderiam, então ser produzidos por uma universidade convencional e remetidos à universidade virtual pela Internet, ficando à disposição dos alunos através de arquivos para serem adquiridos por FTP, ou através de hiperdocumentos.
As dificuldades encontradas com relação ao uso da Internet são que o volume de dados é grande quando são utilizados os recursos de multimídia, o que não seria atrativo ao usuário devido a demora para o acesso destes arquivos. Outra dificuldade encontrada é a necessidade de uma configuração mínima de recursos de hardware, com no mínimo um processador 486 e memória RAM de 8Mbytes. Quanto aos softwares, há muita incompatibilidade de formatos de arquivos, dificultando o uso da Internet.
Aplicações
Como experiência inicial, está sendo desenvolvida uma apresentação sobre o Grupo PET (Programa Especial de Treinamento) de Informática da Universidade Estadual de Maringá, tendo como público alvo os acadêmicos dos cursos de Ciência da Computação e Processamento de Dados que poderiam participar do processos de seleção deste programa. O PET é um programa financiado pela CAPES que visa a formação acadêmica e crítica de auto-nível. Além da formação técnica, busca a formação do aluno como membro atuante na sociedade.
Este trabalho visa esclarecer os alunos sobre o processo de seleção e atividades desenvolvidas pelo Grupo PET, aplicando recursos de multimídia e hipertexto para elaboração da apresentação como o Toolbook, Visual Class e HTML, utilizando recursos da Internet e videoconferência para a apresentação e divulgação do PET.
A elaboração desta apresentação emprega o Multimedia Toolbook 4.0, um software de autoria que usa a metáfora de um livro para definir um aplicativo, possuindo comandos baseados em ícones, botões, telas suspensas e dados exibidos em caixas. Através do Toolbook pode-se criar protótipos de aplicativos, cursos interativos de treinamento e tutoriais, sistemas de menus, aplicativos no estilo banco de dados, demonstrativos de produtos e programas hipermídia.
O Toolbook provê várias facilidades ao professor, permitindo que este desenvolva suas aulas e suas próprias animações.
Utilizou-se a linguagem HTML para a elaboração de um hipertexto descrevendo as atividades do grupo e o processo de seleção de novos bolsistas, além de outros tópicos que caracterizam o PET e seus objetivos. A utilização da linguagem HTML torna possível a navegação pelo texto, através de links que podem ser feitos em figuras e palavras, permitindo uma maior disponibilização da informação na Internet.
Estes softwares também foram utilizados para o desenvolvimento de aulas junto ao Núcleo de Educação a Distância da UEM.
Conclusão
A metodologia de Educação a Distância tende a se desenvolver ao longo do tempo, principalmente com a utilização de recursos computacionais, como multimídia, realidade virtual, redes de computadores, etc.
A EAD tem sido aplicada com sucesso em vários países, porém no Brasil ainda há muitas dificuldades para a sua aplicação devido à falta de recursos adequados, dificuldades de comunicação e de transmissão de multimídia. Apenas recentemente, com a nova Lei de Diretrizes e Bases, a EAD foi contemplada com uma possibilidade efetiva de ser aplicada no Brasil.
Espera-se, com este trabalho, contribuir para a disseminação do uso dos atuais recursos computacionais através do desenvolvimento de aplicações embasadas nos princípios da EAD.
REFERÊNCIAS
GONÇALVES, Consuelo Tereza Fernandez; "Quem tem medo de Ensino a Distância", Educação a Distância, n° . 7-8, 1996, INED/IBASE.
LITTO, Fredric M.; "Educação Sob Medida", Byte, fev/97.
MARTINS, Joaquim Arnaldo; PINTO, Joaquim Sousa; "O WWW e o Ensino e Treino à Distância - Produção e acesso ao courseware "
MARTINS, Onilza Borges; "A Educação Superior a Distância, Uma Modalidade de Educação Permanente para a UFPR", Educação a Distância, n° . 4-5, abril/1994, INED/IBASE.
NEVADO, Rosane Aragon; "Processos Interativos e a Construção de Conhecimento por Estudantes de Licenciatura em Contexto Telemático".
NUNES, Ivônio Barros; "Noções de Educação a Distância", Educação a Distância, n° . 7-8, 1996, INED/IBASE.
TODOROV, João Claudio; "A Importância da Educação a Distância", Educação a Distância, n° . 4-5, abril/1994, INED/IBASE.
MELCHIORS, Cristina; "Mbone", dezembro/1996. http://penta.ufrgs.br/redes296/mbone/tutmbone.htm